imagem

imagem
Telemóvel : (00351) 91 091 92 80

Pesquisar neste blogue

terça-feira, 27 de setembro de 2011

CANÁRIOS VIEIRA.....: * COMO FAZER O CANÁRIO ARLEQUIN PORTUGUÊS....

Boas,
Hoje deparei com o artigo de um  Sr. Jonny Zart no Blog do companheiro Vieira do Brasil.
 Fiqueri bastante agastado com este artigo. Como fazer Arlequins Português.....
Na minha opinião é muito mais facil adquirir um casal de verdadeiros Arlequins Português.
Cá em Portugal também há os fazedores de Arlequim, mas dificilmente conseguem alcançar o verdadeiro Arlequim.
Não inventem, o arlequim já foi inventado.
Quantos anos anos temos para fazer os pseudo- Arlequins? 6 ou 7 anos. E para conseguir a poupa triangular ? mais 3 ou 4 anos?
Mesmo que seja dificil conseguir Arlequins, penso que é a maneira mais fácil e barata.
Podem criar qualquer coisa parecida com o arlequim, mas o Arlequim já tem cerca 30 a 40 anos de evolução, e ainda não é uma raça estabilizada.
Querem em meia duzia de anos criar arlequins?
Podem vir a ter resultados parecidos com o Arlequim, mas por favor não lhe chamem Arlequim. Chamem-lhe outra coisa qualquer. Esses passaros podem estragar trabalho de anos. já imaginaram um criador de Arlequins a introduzir um destes passaros no seu canaril?
Os estragos que pode provocar?
Tenham juizo.
Cumprimentos
Vítor Cruz
Estive para não por a ligação ( pois pode alguém ficar tentado a estragar a raça), mas como penso que todos somos inteligentes aqui fica:
http://canariosvieirasoat.blogspot.com/2011/09/canario-de-porte.html

8 comentários:

  1. SR VITOR ,DESCULPE JAMAIS QUIS OFENDER A VOCES OS CRIADORES DE ARLEQUINS ,MAS AQUI NO BRASIL
    NÃO EXISTE E NÃO PODEMOS MAIS IMPORTAR ,NOSSA LEGISLAÇÃO NÃO PERMITE ENTÃO ACHEI CONVENIENTE FAZER UMA ENTREVISTA COM O CRIADOR JONy ZART QUE MOROU MUITO TEMPO NA EUROPA E POR SER UM PÁSSARO MUITO BONITO TAMBÉM QUEREMOS TE-LO EM NOSSOS PLANTÉIS ,A MATÉRIA EM MEU BLOG FOI APENAS PARA AJUDAR E NÃO PREJUDICAR PARA QUE UM DIA POSSAMOS TAMBÉM DIZER,E OS MEUS ARLEQUINS
    DESCULPE NOVAMENTE, UM GRANDE ABRAÇO
    VIEIRA
    OBS. RETIRO MATÉRIA SE FOR NECESSÁRIO.

    ResponderEliminar
  2. Boas,
    Caro companheiro
    Não tem que pedir desculpa de nada.
    Eu só expressei a minha opinião.
    No entanto deixo só um aparte, temos um colega criador aí do Brasil (Manuel Neves) que ainda este ano levou meia duzia de bons Arlequins, não fossem provenientes de um excelente criador (Pedro Freixo). Também sei que não é o 1.º ano que ele leva, por isso penso que já deve ter uma quantidade razoavel em casa. Talvez seja uma das fontes para espalhar o Arlequim Português aí no Brasil.
    Eu sei que isto demora tempo e custa dinheiro, mas o metodo do Sr. Jony Zart também demora e se tivermos em conta os custos, não sei qual será o mais caro. Para além do resultado deste metodo poder ser um canário parecido com o Arlequim e poder vir a estragar a raça aí no Brasil. Se não estou em erro, vocês tiveram aí um problema numa raça~, penso que foi o Border???
    Pronto vou ficar por aqui.
    Desculpe alguma coisa
    Um grande Abraço
    Vítor Cruz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o arlequim tal como todas as raças deve sair do zero ou seja do ancestral e nao de cruzamentos entre mosaicos e ágatas, nao é por nada que o dr Armando Moreno começou por fazer uma seleção muito rigorosa de aves que encontrava em feiras e não de mosaicos e ágatas

      Eliminar
  3. devo dizer que sou criador de arlequins há 11 anos e de facto tenho uma linha propria no entanto o caminho escolhido pelo senhor jony não é de todo o melhor, pois o aproveitamento de aves é muito reduzido e qualquer criador de verdadeiros arlequins distingue facilmente estes passaros que começam com um cruzamento entre mosaicos e cobres, pois o branco é muito vivo e a mascara é muito forte e aparecem tons de cinza nas aves quando nos arlequins verdadeiros não deve haver cinza mas sim castanho, e os bons arlequins têm encontros pretos, bico de lápis, dorso castanho, etc este sim é o arlequim do prof. Armando Moreno, é dificil mas é lindo

    ResponderEliminar
  4. Boa noite, é de admirar este artigo, pois o Jony quando teve em Portugal,tinha obrigação de não enveredar por esse caminho pois acompanhou a evolução dos Arlequins sendo um grande entusiasta da raça e tinha um bom plantel de "Arlequins", falo porque lidei de perto com ele.

    ResponderEliminar
  5. POIS SE RIALMENTE O CANARIO ARLEQUIM PORTUGAUES E RIALMENTE PORTUGUES HA QUE RESPEITAR E NAO ESTRAGAR A RACA COM ESPRIMENTACOES, POIS E PREFERIVEL ADEQUERIR A PURA RACA DIRETAMENTE, UM BEM HAJA A QUEM POS ESTE ARTIGO.

    ResponderEliminar
  6. tem alguma pagina que fala de prevensão pra calopsita

    ResponderEliminar
  7. tem alguma pagina que fala de prevensão pra calopsita

    ResponderEliminar