imagem

imagem
Telemóvel : (00351) 91 091 92 80

Pesquisar neste blogue

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Uma espécie de reflexão sobre o Arlequim Português

Nos últimos dias tenho andado a vaguear por alguns dos foros da nossa vizinha Espanha. Após falar sobre o canário Arlequim Português com alguns dos membros desses fóruns, verifiquei que pouco ou nada sabem sobre esta nossa raça. Também verifiquei que depois de verem em foto e saber um pouco mais sobre este canário ficaram interessadíssimos.
Por tudo isto resolvi fazer uma espécie de “reflexão” relativamente ao canário arlequim Português.
É com alguma tristeza que verifiquei que no Campeonato Nacional Francês os Arlequins a concurso não foram julgáveis, imagino eu, devido à sua fraca qualidade.
Fiquei também surpreendido por no Campeonato Nacional da nossa vizinha Espanha não haver um único Arlequim a concurso.
Para completar este quadro, foi o Campeonato Mundial de Alméria, onde estiveram presentes a concurso cerca 40 arlequins, pertença de 10 criadores nacionais e 1 criador Alemão que levou apenas 1 arlequim.
As medalhas atribuídas aos arlequins neste mundial, foram obtidas sem grande concorrência, pelo que os prémios do Campeonato Nacional, das exposições como Monográfica Internacional do Clube do Canário Arlequim Português e Exposição Internacional Monográfica Arlequim Português - One Day Show Terras do Sado, onde o n.º de arlequins a concurso rondou os 200 merecem-me uma maior “importância”. Ainda bem que os criadores que obtiveram as medalhas no Mundial são praticamente os mesmos que ganharam no Nacional.
Passados 2 anos do reconhecimento do Arlequim como raça a nível mundial verifico que, pelo menos a nível internacional, não tem sido feito o suficiente para a sua divulgação.
Penso que todos nós que gostamos do Arlequim podemos e devemos fazer melhor. Também não quero deixar de referir que, na minha opinião, as instituições nacionais, como o CCAP, FONP e FOP, poderiam e deviam fazer mais. Como exemplo durante o último campeonato Mundial, não vi nenhuma acção que visasse a promoção do Arlequim. Trata-se da única raça de canários de origem portuguesa, e quanto mais não seja, é razão suficiente para os responsáveis pela ornitologia nacional o promoverem.
Partilho com todos vocês estes meus pensamentos.
Cumprimentos
 

sábado, 28 de janeiro de 2012

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Classificações oficiais do Mundial Alméria 2012 (Arlequim Português)



CAMPEONATO MUNDIAL ALMÉRIA 2012 (Classificações dos Arlequins)

Boas
Antes de mais quero dar os parabéns a todos os que participaram no Mundial de Ornitologia e especialmente aos criadores de Arlequim.
Ficam aqui as classificações dos medalhados em Arlequim:
PoupaEquipa ( E 187)Individual (E 188)
 

1.º.- Dário Oliveira

2.º.- Honório Ramalho 

3.º.- Nelson Silva

1.º.- Pedro Pereira

2.º.- Nuno Figueiredo

3.º.- João Almeida
Par
Equipa ( E 189)
Individual (E 190)

1.º.- Alberto Martins

2.º.- ------------------

3.º.- ------------------

1.º.- Alberto Martins

2.º.- 
Honório Ramalho

3.º.- Nuno Silva


Parabéns aos medalhados.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

FURTO DE CANÁRIOS

Boas,
Nunca é demais publicar este tipo de notícias, um dia podemos ser nós os visados.


ENVIADO PELA FONP:

"Póvoa de Varzim , 9 de Janeiro de 2012 

Caros colegas 

Vimos pela presente informar da notícia recebida relativa ao furto dos pássaros do criador VICTOR  JESUS, residente na localidade de POVOA DA GALEGA (MAFRA).  Do lote de pássaros roubados, fazia parte o seu plantel seleccionado para apresentação no próximo  Campeonato Mundial que decorrerá em Almeria, Espana a partir da próxima semana.

As aves furtadas são Canários de Cor das variedades

-LIPOCROMICO VERMELHO MOSICO 

-AGATA BRANCO 

-NEGRO VERMELHO MOSAICO 

-CASTANHO VERMELHO MOISACO 

-AGATA VERMELHO MOSAICO 

-PHAEO VERMELHO MOSAICO 

-AGATA TOPAZIO VERMELHO MOISACO, entre outros 

Todos anilhados com anilhas de 2011, cor azul e com o STAM BN99d ou 574K

Os canários em causa são aves de exposição e a sua qualidade deverá permitir uma identificação  visual relativamente fácil, pelo que se solicita a todos que, caso avistem alguma destas aves avisem  imediatamente as autoridades ou contactem a FONP o criador proprietário através dos emails  fonp@hotmail.com ou vitorjesus.vv@hotmail.com .  Este furto foi uma acção inqualificável e um crime económico e moral grave, pelo que para além da  colaboração na respectiva investigação policial que se seguirá, a FONP envia ao criador afectado toda  a sua solidariedade."

domingo, 8 de janeiro de 2012

Casal Reprodutores p/ 2012 Video e fotos II

Boas,
ficam algumas fotos de outro dos meus casais para 2012. Este é um dos casais em qual tenho bastantes expectativas, vamos lá ver o que vai sair daqui.
Cumprimentos